Somos colégio particular de Fortaleza e um uma das instâncias educativas dirigidas pela Congregação Sagrada Família de Nazaré, fundada por São João Batista Piamarta (1841-1913). A congregação chegou ao Brasil na década de 50 e logo se espalhou pelos diferentes Estados do país, levando a muitos recantos o ideal de vida e modelo de serviço de seu fundador que dedicou sua vida à promoção de jovens de seu tempo.
Em Fortaleza, os Padres Piamartinos chegaram em 1960 tendo por intenção inicial fundar uma Escola Profissional para a educação dos jovens pobres. Dom Antônio de Almeida Lustosa, bispo diocesano daquela época, aceitou profundamente a ideia, entregando também aos Padres Piamartinos a gestão da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré. Assim, o terreno para a instalação da escola foi recebido em doação da Arquidiocese de Fortaleza, da prefeitura da cidade e do Cel. Sindulfo Chaves.
O primeiro passo para a consolidação dessa missão aconteceu no dia 25 de setembro de 1960 quando as aulas começaram em uma turma de vinte crianças na sacristia da paróquia de Nossa Senhora de Nazaré.
Logo depois, a construção da escola foi iniciada em 1961 contando com a ajuda do Governo Federal e da Congregação da Sagrada Família de Nazaré. Dessa forma, a inauguração da nossa instituição aconteceu em outubro de 1962 e as atividades escolares foram iniciadas no novo prédio em 06 de fevereiro de 1963.
No dia 20 de março, iniciou na escola o curso ginasial e o profissionalizante. Tendo em vista a missão específica da Congregação, esta data ficou sendo o dia oficial do aniversário do colégio.
É nesse movimento de constante construção e evangelização que educamos nossas crianças e jovens de hoje.
Exerceram a função de Diretores durante essa caminhada: Pe. Luis Rebuffini (1963-1965), Pe. Lourenço Franzoni (1966), Pe. Felice Pistoni (1967-1991), Pe. Raimundo Alves (1992-2002), Pe. Sidney Felski (2002-2006), Pe. Ricardo Sérgio de Melo (2006-2017) Pe. Vilmar Niedzialkoski (2018-2022), Pe. Gilson Nunes da Silva (2022), Padre Ronaldo Negreiros(2023-2024, e atualmente Ir. Edmundo Dourado.
O texto a seguir é uma tradução do texto italiano do site piamarta.org
Nossa aventura começa em Brescia, na noite de 03 de dezembro de 1886, quando o padre Giovanni Piamarta celebra a missa com quatro meninos na igreja do seminário de San Cristo e coleciona seus "artesanatos" em duas casas antigas perto da colina de Santa Giulia, lar de um antigo mosteiro beneditino. Para aqueles meninos, que precisam de tudo, ele quer ser como um 'pai', que os treina na fé, em uma boa profissão e em uma vida social pacífica, nos anos difíceis do final do século XIX.
Para essas crianças, o padre Piamarta deixou o cargo de pároco em Pavone Mella (BS) e dedicou-se em tempo integral à educação e à construção do novo Instituto nascente.
As primeiras vezes foram muito difíceis, mas Piamarta acreditou cegamente na ajuda da Providência de Deus e sabia que ele não poderia realizar o trabalho iniciado com sua própria força... talvez um projeto maior do que suas possibilidades, mas em seu coração ele tinha a certeza de que os sonhos de Deus devem ser realizados: com dedicação, humildade e colaboração de muitos apaixonados pelos mesmos sonhos.
Após a morte do Padre Piamarta (25 de abril de 1913), os colaboradores que ele reuniu na "Sociedade Piedosa da Sagrada Família" (1900) continuaram o trabalho, levando-o a algumas cidades italianas (Siena, Latina, Roma). Aprovada posteriormente como a "Congregação da Sagrada Família de Nazaré" (1939), hoje se estende, assim como na Itália, ao Brasil (1957), Chile (1983), Angola (1992) e Moçambique (2001). O padre Giovanni Battista Piamarta foi beatificado pelo papa João Paulo II em 12 de outubro de 1997 e canonizado por Bento XVI em 21 de outubro de 2012.
(piamarta.org, 2020)
Como chegar ao Colégio Piamarta