A organização curricular da Educação Infantil promove em sua prática educacional os cuidados e a integração de vários aspectos: físicos, emocionais, afetivos, cognitivos, linguísticos e sociais da criança, proporcionando a interação entre as diversas áreas do conhecimento e aspectos da vida cidadã.
Somos uma escola confessional, assim educamos também nossas crianças com o intuito de promover o crescimento espiritual não só delas mesmas, mas também de suas famílias, sempre sob o prisma dos preceitos piamartinos.
Assim, a finalidade do trabalho com a Educação Infantil é favorecer o desenvolvimento integral da criança até os cinco anos, considerando quatro elementos-chave: físico, pedagógico, intelectual e social, de modo a complementar a ação da família. Traçamos os seguintes objetivos:
Acolher crianças a partir dos 3 anos, e, dessa forma, favorecer a permanência dos pais no mercado de trabalho;
Oferecer um ambiente aconchegante e propício ao melhor desenvolvimento dos educandos;
Favorecer o desenvolvimento amplo e dinâmico da criança em seus aspectos social, afetivo, motor e cognitivo;
Respeitar, apoiar e considerar pertinentes os conhecimentos prévios que o aluno traz consigo ao ingressar na escola;
Propiciar-lhe estratégias para manifestar as diferentes áreas do conhecimento: espaço/tempo, relações sociais, lógicas e linguagens;
Estimular e desafiar a criança a construir e desenvolver seu potencial cognitivo.
Objetivamos também por meio da educação o crescimento pessoal e espiritual do aluno, ao realizarmos atividades e orações em conjunto de maneira contínua, sempre sob a benção e os preceitos de São João Batista Piamarta.
Na Educação Infantil, a avaliação é feita mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento do aluno, por intermédio de conceitos e relatórios compartilhados posteriormente com os pais, sem objetivar a mera promoção de anos, mesmo quando o aluno se encontra em processo de ingresso para o Ensino Fundamental I.
Consideramos as atividades rotineiras como essenciais para um melhor desenvolvimento da criança. Assim, elas são organizadas e pensadas dentro da rotina escolar do aluno de modo a atingir os principais objetivos educacionais. Sendo elas:
Banho de sol e atividades ao ar livre;
Atividades Psicomotoras;
Atividades Linguísticas;
Atividades Musicais;
Atividades Artísticas;
Projetos Temáticos;
Atividades lógico-matemáticas;
Hora da refeição;
Hora do banho;
Hora do soninho.
Os espaços da Educação Infantil são nomeados com base em quatro pilares da educação, sendo eles:
SER;
CONVIVER;
APRENDER;
FAZER.
Ao considerarmos esses pilares, trabalhamos todas as áreas importantes de desenvolvimento da aprendizagem das crianças considerando os aspectos importantes de seu desenvolvimento. Para tanto, classificamos nossos espaços da seguinte forma:
Salinha do SER, para atividades livres e interativas;
Salinha do CONVIVER, para atividades de contação de histórias e psicomotoras;
Salinha do APRENDER, para realização de atividades para crianças que já adquiriram marcha;
Cozinha e Refeitório;
Espaço aberto para atividades ao ar livre.
Pré-escola
Recebemos e alocamos alunos nas turmas seguindo as seguintes orientações de idade:
Infantil III – 3 anos a 3 anos e 11 meses;
Infantil IV – 4 anos a 4 anos e 11 meses;
Infantil V – 5 anos a 5 anos e 11 meses.
Como chegar ao Colégio Piamarta